Plano de Comunicação CMPCI
Plano de Comunicação 2017
CONSELHO MUNICIPAL DE
POLÍTICAS CULTURAIS
DE ITABUNA-BA/CMPCI
* PENSAR, AGIR E ORGANIZAR O CAMPO DA CULTURA ANTÔNIO ALBINO CANELAS
RUBIM SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA
Desde o início do Governo Lula no Brasil e do Governo Wagner na
Bahia o campo da cultura vem passando por um relevante processo de
organização e institucionalização. O campo cultural no país e no
estado tem historicamente uma organização e uma institucionalização
frágeis. Diversos fatores contribuem para esta fragilidade, dentre
eles cabe destacar: o autoritarismo vigente em diversos momentos; a
ausência de políticas culturais e a própria complexidade do campo
e dos agentes culturais. O panorama começa a mudar a partir de
Gilberto Gil no Ministério da Cultura. A construção da Conferência
Nacional de Cultura; do Plano Nacional de Cultura e do Sistema
Nacional de Cultura são marcos emblemáticos do processo de mudança.
Eles exigem conferências, planos e sistemas estaduais e municipais.
Eles implicam na constituição de conselhos, colegiados, fundos e
outros dispositivos. A ampliação da institucionalidade impacta e
exige uma maior e melhor organização do campo da cultura e de seus
agentes no Brasil e na Bahia. Um dos requisitos essenciais para a
vitalidade da institucionalização e da organização é a formação
qualificada dos agentes culturais. Sem isto, sistemas, planos,
fundos, espaços de participação, entidades representativas, gestão
e políticas culturais correm grande risco e perigo. Nesta
perspectiva, é dever de todos, ampliar e qualificar a formação no
campo da cultura. Aliás, esta tem sido demanda recorrente em todas
as conferências de cultura...
Fonte:
ANTONIO
ALBINO CANELAS RUBIM
O MUNICÍPIO
Histórico
O
povoamento começou quando a região servia como principal ponto de
passagem de tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista. Na
região cortada pelo rio Cachoeira, surgiu o Arraial de Tabocas em
1857, em meio à mata que então era desbravada.
O nome Tabocas, segundo a tradição, deve-se a um imenso jequitibá, de cuja derrubada fora feita uma disputa, sendo aquele o "pau da taboca", ou seja, da roça que se abria.
O povoamento deu-se apenas a partir de 1867, feito principalmente por migrantes sergipanos, dentre os quais "Félix Sevirino de Oliveira, depois conhecido como Félix Sevirino do Amor Divino" e José Firmino Alves. Félix fundou na entrada de Itabuna a Fazenda Marimbeta. Eles vieram da Chapada dos Índios, atual Cristinápolis - SE, e a eles se atribui a fundação cidade Em trinta anos o crescimento foi tanto que, em 1897 os moradores pleitearam sua emancipação, que foi negada. Nova tentativa foi feita, junto ao governo estadual, em 1906, comprometendo-se Firmino Alves a doar os terrenos para que fossem erguidas as sedes administrativas. Fonte:O Município de Itabuna
O nome Tabocas, segundo a tradição, deve-se a um imenso jequitibá, de cuja derrubada fora feita uma disputa, sendo aquele o "pau da taboca", ou seja, da roça que se abria.
O povoamento deu-se apenas a partir de 1867, feito principalmente por migrantes sergipanos, dentre os quais "Félix Sevirino de Oliveira, depois conhecido como Félix Sevirino do Amor Divino" e José Firmino Alves. Félix fundou na entrada de Itabuna a Fazenda Marimbeta. Eles vieram da Chapada dos Índios, atual Cristinápolis - SE, e a eles se atribui a fundação cidade Em trinta anos o crescimento foi tanto que, em 1897 os moradores pleitearam sua emancipação, que foi negada. Nova tentativa foi feita, junto ao governo estadual, em 1906, comprometendo-se Firmino Alves a doar os terrenos para que fossem erguidas as sedes administrativas. Fonte:O Município de Itabuna
O
CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS DE ITABUNA
O que é o CMPCI?
Breve
Histórico
Em
novembro de 2012 Com o objetivo de aprimorar as ações na área
cultural em Itabuna, segmentos da comunidade se mobilizaram para
discutir a situação institucional da cultura no município, com a
realização do Seminário de Implementação do Conselho Municipal
de Cultura. Na oportunidade foi criado por unanimidade o Fórum de
Cultura de Itabuna, com a finalidade de articular e mobilizar a
classe artístico/cultural para a elaboração e apresentação de
propostas de atualização da lei do Conselho Municipal de
Cultura/Minutas da lei do Sistema Municipal de Cultura e do Fundo
Municipal de Cultura de Itabuna, em consonância com as diretrizes
dos Sistemas Estadual e Nacional de Cultura.
Durante o
ano de 2013, foram dezenas de reuniões de trabalho, que resultaram
na apresentação das minutas de leis e na articulação
institucional entre o Fórum e a FICC, para a realização da III
Conferência Municipal de Cultura, que teve o SMC como tema, onde foi
criado o Grupo de Trabalho para o acompanhamento do plano de ações
estratégicas do município. Esse GT promoveu ainda a realização do
Seminário Municipal dos Colegiados Setoriais e incidiu em nova série
de reuniões de trabalho, internas, entre os Colegiados para
elaboração de Regimento Interno e eleição de Diretorias, e
públicas, realizadas entre sociedade civil e o poder público, tendo
por base o acúmulo dessas auscultas, para a construção/pactuação
do texto final a Lei do Sistema Municipal de Políticas Culturais de
Itabuna.
Em junho
de 2014, sancionada a lei do SMC e em maio de 2015 é assinado o
Decreto de nomeação do CMPCI, publicado em junho de 2015,
culminando com a posse do Conselho na data de 16 06 2015.
A
primeira Diretoria, foi empossada em 10 de setembro de 2015, em
solenidade realizada no Auditório da Câmara de Vereadores de
Itabuna.
Agora começa o trabalho... hoje, 20 de dezembro de 2016, ainda não
temos nenhum dos instrumentos criados pela lei do SMC e do FMC em
aplicação.
COMPOSIÇÃO
DO CMPCI
OS
COLEGIADOS SETORIAIS
Os
Colegiados Setoriais são grupos autônomos de artistas/agentes, que
representam um setor diante da sociedade, do poder público e indicam
sua representação para o CMPCI. A constituição de um Colegiado é
importante para que o posicionamento e as demandas de uma classe
sejam organizados e apresentados politicamente. Os Colegiados
Setoriais representadas no Pleno do CMPCI, são: Artes Visuais e
Design, Música, Artes Cênicas, Culturas Populares e
Identitárias, Cultura Afro-brasileira, Artesanato,
Literatura, Comunicação Social, Audiovisual e Meio Ambiente
– têm o papel de orientar e respaldar decisões políticas
voltadas a cada área, atuando como instâncias de consulta,
participação e controle social das ações promovidas pela FICC e
junto a órgãos do governo Municipal, Estadual e Nacional.
A
DIRETORIA
O CMPCI teve sua
primeira composição assim definida, por eleição realizada no dia
25 08 2015, na sede da FICC, por unanimidade:
Presidência: Luiz
Carlos Menezes Dantas – Lula Dantas
Secretaria: Evaldo
costa Batista
Suplente: Epifânio
Brandão - Ebanno
AS
COMISSÕES:
Pelo
caráter inédito deste Conselho, será necessário Criar e articular
com urgência, a criação de Comissões Especiais e Comissões
Permanentes, que dêem conta:
- Especiais, que poderão funcionar por tempo determinado:
- Gestão e Legislação, com objetivo de:
Atualizar
Plano de Trabalho dessa Gestão do CMPCI, com a previsão de
cronograma de ações e recursos mínimos, mas suficientes, para a
garantia de espaço físico, equipamentos, mobiliário, material de
escritório, acesso a internet, material de divulgação e
comunicação e profissionais qualificados, necessários ao bom
funcionamento deste Conselho, dos Colegiados Setoriais e dos Fóruns
Permanentes.
Elaborar
Minuta de Plano de Trabalho e planilha
orçamentária, para cobrar os recursos mínimos mas necessários a
aplicação das leis e do SMC, Promovendo a
estruturação do SISTEMA MUNICIPAL DE
FINANCIAMENTO À CULTURA, junto aos outros
mecanismos de financiamento público da cultura: Orçamento Público
do Município, estabelecido na Lei Orçamentária Anual (LOA); Lei
Municipal nº 1.839 de 17 de Dezembro de 2001 (Lei de Incentivo à
Cultura).
- Permanentes, que funcionarão de forma continuada:
- De Comunicação, com os objetivos de promover a comunicação interna e externa deste Conselho, dando publicidade aos atos dessa Diretoria e dos Colegiados Setoriais, aos conselheiros, membros dos colegiados e sociedade itabunense.
- De Articulação institucional, com os objetivos de promover o diálogo e interação com Os conselheiros Representantes do Poder Público, ainda, com outros órgãos e Instituições do setor público e do setor privado, das esferas municipais, estadual e federal. Ainda com outros Conselhos Municipais e com Conselhos de Cultura do Território Litoral Sul – BA.
- Do SISTEMA MUNICIPAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS – SMIIC, Com o objetivo de acompanhar junto à Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania-FICC o desenvolvimento e contínua atualização do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais-SMIIC, que tem a finalidade de gerar informações e estatísticas da realidade cultural local com cadastros e indicadores culturais construídos a partir de dados coletados pelo Município e articulados com o Sistema Estadual e Nacional de Informações e Indicadores Culturais
- Do PROGRAMA MUNICIPAL DE FORMAÇÃO NA ÁREA DA CULTURA – PROMFAC, com o objetivo de acompanhar a elaboração, regulamentação e implementação, do programa junto à Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania-FICC, responsável por essas ações em articulação com os demais entes federados e parceria com a Secretaria Municipal de Educação e instituições educacionais, tendo como objetivo central capacitar os gestores dos setores público e privado e conselheiros de cultura responsáveis pela formulação e implementação das políticas públicas de cultura, no âmbito do Sistema Municipal de Cultura.
.
A
CONJUNTURA
Cabe a Diretoria recém
eleita, coordenar e articular os primeiros passos na direção da
implementação da L E I Nº. 2.274, de 25 de junho de 2014 que
Institui e regula, no âmbito do Município de Itabuna, o Sistema
Municipal de Cultura, estabelecendo seus princípios, objetivos,
estrutura, organização, gestão, inter-relações entre os seus
componentes, recursos humanos, financiamento e o Conselho Municipal
de políticas Culturais, além de revogar a Lei Municipal nº. 1.577
de 08 de junho de 1992.
O Decreto
Municipal Nº 11.218 de 25 de maio de 2015, que nomeia os membros
deste Conselho, é também um marco histórico para a Cultura
Itabunense, pois inaugura a participação, o controle social e a
gestão compartilhada das políticas públicas de cultura no âmbito
do município. Até pouco tempo atrás, as ações dos governos
referentes à cultura tinham como foco apenas as linguagens
artísticas e o objetivo institucional. A partir da Convenção sobre
a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da
UNESCO, da qual o Brasil é signatário desde 2006, ampliou-se o
olhar sobre outros seguimentos culturais que compõem a rotina das
Cidades e Comunidades, mas continuam invisíveis às políticas
públicas. Cabendo a esse Conselho garantir a inclusão das
expressões culturais tradicionais, das Culturas Populares e demais
culturas Identitárias representadas no Território Itabunense,
garantindo a pauta da cidadania cultural.
Serão necessárias que
sejam criadas as condições técnicas, legais e políticas para o
pleno funcionamento deste Conselho, assim como do SMC, que
inauguramos, para que, tenhamos uma política púbica para a cultura
Grapiúna, definida, planejada, implementada e avaliada com
transparência, participação e controle social, conforme define a
citada lei, que cria ainda, instrumentos e procedimentos que, para
existirem de fato, dependem de recursos financeiros, humanos,
técnicos e de vontade política. As despesas de custeio do Conselho
Municipal de Políticas Culturais de Itabuna – CMPCI serão a cargo
das verbas da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC e
com recursos do Fundo Municipal da Cultura de Itabuna, criado
pela L E I Nº 2.281, de 06 de agosto de 2014, que Cria no
âmbito do Município de Itabuna, o Fundo Municipal da Cultura
(FMC), vinculado à Fundação Itabunense de Cultura e
Cidadania – que no seu Art. 4º. Define, O Fundo Municipal
da Cultura- FMC será administrado pela Fundação Itabunense de
Cultura e Cidadania-FICC fiscalizado pelo Conselho Municipal de
Políticas Culturais de Itabuna (CMPCI), na forma a ser estabelecida
em Regulamento próprio aprovado pelo CMPCI, e apoiará projetos
culturais reembolsáveis e não reembolsáveis. A regulamentação
desta lei é uma das prioridades desta gestão do Conselho, pois dela
dependerá a realização de ações, planos e projetos
indispensáveis à consolidação do SMC
Dentre os muitos
desafios, destacamos como nosso principal desafio a criação do
Plano Municipal de Cultura, este, deverá conter, para curto, médio
e longo prazo, as demandas da classe cultural e artística do
município. Deve ser construído com a realidade e anseios dos
itabunenses e, se concluído e sancionado em tempo, será o principal
legado desta primeira gestão do CMPCI. “O Plano conterá as
Diretrizes, Prioridades e Objetivos da política pública de cultura
para os próximos 10 anos, visando assegurar a continuidade das
políticas para além das gestões governamentais. Esse planejamento
visa ainda “gerar condições para desenvolver e preservar a
diversidade das expressões culturais e promover o acesso a elas.
Essas ações buscam satisfazer parte das necessidades básicas
essenciais para o pleno exercício da cidadania, somando-se ao
planejamento de ruas, esgoto, luz, escolas e postos de saúde.”
Elencando a Cultura como direito e como política transversal,
estratégica e fundamental do Governo Municipal, em consonância com
Planos e Sistemas Estadual e Nacional de Cultura”.*1 (MinC)
OS
OBJETIVOS.
1. Apresentação
Este Plano de Comunicação traz as ferramentas de
comunicação e suas estratégias de atuação, para comunicar de
forma mínima, mas eficiente e eficaz ( diante da falta de
recursos para o desenvolvimento de ações mais efetivas) às
atividades desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Políticas
Culturais de Itabuna-BA.
Os responsáveis por realizar essa atividade são:
- Diretoria da CMPCI
- Fundação Itabunense para Cultura e Cidadania/FICC
- Rede de Parceiros;
Obs - Este planejamento deve contemplar a Comunicação
interna e externa da pré-produção, produção e avaliação das
atividades.
2. Objetivo
COMUNICAR, INFORMAR E ENVOLVER OS AGENTES PÚBLICOS E
SOCIAIS DO CMPCI NA PAUTA E DISCUSSÃO DA POLÍTICA CULTURAL E NA
IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA/SMC.
3. Eixos determinantes - Metodologia de trabalho
3.1 Comunicação Interna
A comunicação interna iniciou no processo da montagem
da equipe de trabalho da CTC - TLS, com a criação do E-MAIL –
conselhodecultura.itabuna@gmail.com
e do Grupo de WatsAps CMPCI - Itabuna
O próximo passo será a criação de página
no FACEBOOK, e o início da AGENDA COM CONTATOS, para socialização
de informações, mobilização e articulação dos agentes
culturais, com o propósito de estabelecer uma relação permanente
com as Redes de Cultura, afim de trocar experiências com outros
grupos de cultura e ao mesmo tempo articulando e impulsionando as
ações desenvolvidas pelo CMPCI.
3.2 Comunicação Externa
Será utilizada como ferramentas de comunicação
externa a criação de peças publicitárias e um Blog.
3.2.1 Descrição das Peças publicitárias:
- Criação das peças publicitárias: designer gráfico para criação de mascote – logomarcas oficiais
Peças chaves: cartaz, placa e folder
- Montagem da equipe de assessoria de comunicação que vai trabalhar com a informação jornalística, fotografias e vídeos, lidando com jornalistas e preparando release e textos informativos. Contatos - Meios de comunicação (rádios, TVs, jornais).
- Blog – com bancos de dados sobre o projeto. Também atuará com o formato de boletim informativo
Cmpci.blogspot.com.br
http://cscita.blogspot.com.br/
4. Resultados Esperados
Ampliação da comunicação entre agentes
socioculturais do município;
Fortalecimento das redes de cultura do município;
Registro audiovisual e publicização das atividades
desenvolvidas pelo Conselho e Colegiados Setoriais.
5. Cronograma - Metas Plano de Comunicação
JANEIRO de 2017
Metas
e Estratégias
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Responsável
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Encaminhamentos
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Reunião ordinária
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FEVEREIRO de 2017
Metas
e Estratégias
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Responsável
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Encaminhamentos
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Reunião ordinária
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convocação, publicar registro blog, e redes sociais
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Roda
de conversa SMC
Criação Comissão p/ construção
do PMC
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Reunião colegiados setoriais
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MARÇO de 2017
Metas
e Estratégias
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Responsável
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Encaminhamentos
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Reunião ordinária
Lançamento da Consulta pública PMC
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convocação, publicar registro blog, e redes sociais
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ABRIL de 2017
Metas
e Estratégias
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Responsável
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Encaminhamentos
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Reunião
ordinária
Ausculta PMC
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convocação, publicar registro blog, e redes sociais
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MAIO de 2017
Metas
e Estratégias
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Responsável
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Encaminhamentos
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Reunião
ordinária
Ausculta PMC
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convocação, publicar registro blog, e redes sociais
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JUNHO de 2017
Metas
e Estratégias
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Responsável
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Encaminhamentos
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Reunião ordinária
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convocação, publicar registro blog, e redes sociais
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Apresentação Sistematização
PMC
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JULHO de 2017
Metas
e Estratégias
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Responsável
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Encaminhamentos
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Reunião ordinária
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convocação, publicar registro blog, e redes sociais
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Entrega Minuta PMC
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Criação Comissão eleitoral –
Diretoria CMPCI
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AGOSTO de 2017
Metas
e Estratégias
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Responsável
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Encaminhamentos
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Reunião ordinária
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convocação, publicar registro blog, e redes sociais
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Eleição Diretoria CMPCI
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SETEMBRO de 2017
Metas
e Estratégias
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Responsável
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Encaminhamentos
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Reunião ordinária
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convocação, publicar registro blog, e redes sociais
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Eleição Diretoria CMPCI
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Posse nova Diretoria
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