“NÃO DEIXAREMOS NINGUÉM PARA TRÁS”, GARANTIU PRESIDENTE DA FICC AO FALAR DA LEI MESTRE SABARÁ; PRAZO PARA INSCRIÇÃO NO AUXÍLIO TERMINA HOJE
O presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna (CMPCI), Egnaldo França, foi recebido na manhã desta terça-feira (24) na sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), pelo presidente da fundação, Clodoaldo Souza Rebouças. Esse foi o primeiro encontro entre os dois presidentes desde que a nova mesa diretora do CMPCI foi eleita na última sexta-feira (20).
França apresentou formalmente o pedido apoiado por outros membros do conselho para que a FICC prorrogasse por mais alguns dias o prazo para que agentes culturais do município pudessem se inscrever no Auxílio Emergencial Municipal 2021, a rigor da aplicação da Lei Mestre Sabará.
Participaram do encontro ainda o suplente do CMPCI, Eric Souza, o chefe de gabinete da fundação Leonardo Fraga e a chefe de Planejamento, Projetos e Pesquisas Culturais, Bruna Setenta.
Na oportunidade, o presidente da FICC apresentou os números até então levantados através da plataforma de cadastramento dos agentes culturais e de turismo disponibilizada pela fundação, o CADCULTI, que até então recebeu cerca de 540 cadastros.
Desses, pouco mais de 300 se inscreveram no pedido do Auxílio Emergencial previsto pela Lei Mestre Sabará.
“Isso indica”, disse o presidente da FICC, “que após todas as análises e possíveis contingenciamentos advindos das solicitações que não poderão ser atendidas porque não seguem os critérios estabelecidos pela lei, ainda permanecerá em aberto um espaço que poderá ser preenchido por outros agentes que, porventura, tenham perdido o prazo neste primeiro momento”.
Rebouças acrescentou ainda que a equipe gestora da fundação já está estudando o melhor formato para esse segundo momento da aplicação da lei, cujos estudos estão no âmbito das análises jurídicas.
“Nós não deixaremos ninguém para trás e queremos atingir a maior quantidade possível de beneficiados na aplicação da lei e iremos fazer isso, no limite dos recursos disponibilizados. Se num primeiro momento, não tivermos os 340 agentes culturais aptos ao auxílio, faremos os novos chamamentos para que outros se inscrevam”, complementou o dirigente.
Na oportunidade, Rebouças parabenizou aos novos diretores do CMPCI pela eleição, especialmente pelos primeiros movimentos do conselho em trazer para a FICC uma preocupação importante e legítima, espelhando as ansiedades advindas da sociedade civil em suas questões de Cultura. Ao novo presidente do conselho, Rebouças reafirmou também sua disposição em continuar tendo o CMPCI como um dos seus interlocutores nos processos de decisão, ratificando que está atento e sensível à um dos principais pontos de interesse dos novos conselheiros, que é o de terem um espaço estruturado para que o conselho funcione com dinamismo, eficiência e independência.
O prazo final para inscrição no Auxílio Emergencial Municipal se encerra às 23h59min desta terça-feira. Para se inscrever, o interessado precisa primeiro se cadastrar no CADCULTI (https://cadculti.ficc.com.br/) e, somente após, fazer sua inscrição no auxílio (https://auxilio.ficc.com.br/?new=1).
__
Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna (CMPCI).
Texto: Eric Thadeu Nascimento Souza.
24/08/2021.



Parabéns Mestre Egnaldo França e também ao presidente da fundação Clodoaldo Rebouças. Precisamos encontrar um meio de cuidarmos uns dos outros como se fossemos uma só tribo.
ResponderExcluir