Informes sobre o Auxílio Emergencial Cultural Municipal


Na manhã desta segunda feira, dia 15 de junho de 2020, Bruna Setenta, presidenta do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna, esteve em reunião com presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, José Carlos Trindade no intuito de dialogar sobre o andamento do processo que criará o programa de auxílio financeiro aos artistas e agentes culturais do município de Itabuna. Nesta conversa foi revisado o projeto de lei a ser encaminhado a Procuradoria Municipal naquele mesmo dia e posteriormente dando sequência ao trâmite legal da administração pública.

Uma de suas medidas é a garantia de complementação mensal de renda no valor de R$300,00 (trezentos reais) durante o período de 3 (três) meses aos trabalhadores informais no setor cultural, abrangendo artistas, produtores, técnicos, curadores, oficineiros, professores de escolas de arte entre outros. A ideia do programa é que o auxílio chegue a trabalhadores da cultura. Após aprovação será disponibilizado no site da FICC a inscrição para o possível pleito com prazo e critérios a serem estabelecidos.

Vale ressaltar que toda comunidade cultural precisa estar com o cadastro municipal atualizado no banco de dados da FICC, https://www.ficcitabuna.com.br/recadastramento. Se você é um profissional com atuação no campo cultural ou na cadeia econômica da cultura, incluindo artistas de forma geral, técnicos de som e luz, cenógrafos, entre outros muitos profissionais e ainda não se inscreveu, faça-o.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna – CMPCI, é o órgão responsável pelo assessoramento a gestão pública. Representando a classe cultural e seus interesses, o CMPCI criou uma Comissão Especial para tratar sobre o Auxílio Emergencial Cultural composta por Ize Duque Magno e Egnaldo Ferreira França, membros do conselho inaptos ao pleito pelo desenvolvimento de tais funções e  desde abril tem estreitado um diálogo com a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania- FICC,  no intuito de garantir um auxílio emergencial entendendo o quanto a classe cultural tem sentido seus impactos nesse momento de pandemia.

Ademais destaca-se que toda ação será amplamente divulgada no blog do CMPCI e no site oficial da FICC.



Atenciosamente,

Bruna Setenta Góes Almeida
Presidenta CMPCI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO

CMPCI INICIA PRÉ CONFERÊNCIAS DE CULTURA COM O CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÕES

CMPCI SE REUNE COM O PREFEITO AUGUSTO CASTRO E A PRINCIPAL PAUTA FOI O FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA