SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA DE ITABUNA NA PAUTA

O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS DE ITABUNA REALIZOU NO DIA 06 DE MAIO DE 2017, ÀS 10 HORAS, NO ESPAÇO MARIO GUSMÃO, RODA DE CONVERSA COM O OBJETIVO DE DISCUTIR A REALIDADE CULTURAL LOCAL E PROPOR ENCAMINHAMENTO PARA O PLANEJAMENTO E ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA NO MUNICÍPIO.

A ATIVIDADE REUNIU CONSELHEIRAS E CONSELHEIROS DA SOCIEDADE CIVIL E DO PODER PÚBLICO, ARTISTAS, LIDERANÇAS DE COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA, AGENTES E GESTORES CULTURAIS, ESTUDANTES E PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - UFSB.

A RODA DE CONVERSA SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA DE ITABUNA FOI APRESENTADA E MEDIADA POR PAWLO CIDADE, ATUAL GESTOR DE CULTURA DE ILHÉUS, CONSELHEIRO ESTADUAL E MUNICIPAL DE CULTURA, QUE TEM CONTRIBUÍDO COM SUA EXPERIÊNCIA EM TODO O PROCESSO DESDE A CRIAÇÃO DA LEGISLAÇÃO A IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA DE ITABUNA. NA OPORTUNIDADE, PAWLO SINALIZOU AS ETAPAS NECESSÁRIAS AO MUNICÍPIO PARA A ADESÃO AOS SISTEMAS ESTADUAL E NACIONAL DE CULTURA, AS EXIGÊNCIAS NA APLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO EM VIGOR, EM ITABUNA DESDE 2014 E AINDA SEM APLICAÇÃO, A POTENCIALIDADE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA QUE FOMENTE A PRODUÇÃO CULTURAL LOCAL, TRANSPARENTE, PARTICIPATIVA, CONTINUADA E ARTICULADA EM NÍVEL ESTADUAL E FEDERAL PARA O CUMPRIMENTO DA LEI, MAS TAMBÉM PARA AMPLIAR RECURSOS E OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO, PROMOVER O DESENVOLVIMENTO LOCAL, A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA, A DESCENTRALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS, A VALORIZAÇÃO DA CULTURA, DO ARTISTA E DA PRODUÇÃO CULTURAL LOCAL

FOI ANUNCIADO PELA DIRETORIA DO CONSELHO O INÍCIO DA ARTICULAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA E AS PARCERIAS ENTRE O CONSELHO, A FICC, A UFSB E A UESC PARA O PLANEJAMENTO DO PROCESSO. O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA É INSTRUMENTO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA E CONTERÁ AS DIRETRIZES, PRIORIDADES E OBJETIVOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE CULTURA PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS, VISANDO ASSEGURAR A CONTINUIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALÉM DAS GESTÕES GOVERNAMENTAIS.

DENTRE AS VÁRIAS DECISÕES TOMADAS PELA PLENÁRIA, FICOU DECIDIDO A CRIAÇÃO DE CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO DE REIVINDICAÇÃO PARA A DESCENTRALIZAÇÃO DO PROGRAMA ESTADUAL CARNAVAL OURO NEGRO, 

A PRÓXIMA REUNIÃO DO CMPCI FICOU DEFINIDA PARA O DIA 13 DE JUNHO DE 2017, ÀS 19 HORAS, NA SEDE DO CONSELHO. PARTICIPE, AQUI VOCÊ TEM A PALAVRA!!!









FOTOS ACERVO CMPCI
CRÉDITOS: VICTOR AZIZ
                      CLÁDIO LYRIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO

CMPCI INICIA PRÉ CONFERÊNCIAS DE CULTURA COM O CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÕES

CMPCI SE REUNE COM O PREFEITO AUGUSTO CASTRO E A PRINCIPAL PAUTA FOI O FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA